Televisão em 3D, a nova aposta da indústria
Que tal transformar a sala da sua casa em palco para um filme de ação? Pode parecer uma ideia absurda, mas ela deverá ser uma das formas de atrair consumidores para mais uma inovação tecnológica: as televisões em 3D. A novidade, no entanto, só deverá chegar no mercado após 2012.
TVs em três dimensões são a nova aposta de algumas das maiores empresas de eletrônicos do mundo. A tendência tem sido observada entre produtoras, emissoras e fabricantes, e reforçada por feiras especializadas como a Consumer Electronic Show de Las Vegas, em janeiro. Companhias como Sony, LG e Philips estão entre as iniciadas na nova tecnologia.
Mas alguns obstáculos ainda dificultam a proliferação das programações em 3D. Um deles é o ângulo de visão, pois para ver as imagens em três dimensões, os telespectadores precisam se posicionar em um espaço limitado. Outra barreira é o uso da equipamentos especiais em volta da cabeça, que fazem as vezes dos tradicionais óculos em azul e vermelho dos anos 50.
A Phillips tem tentado contornar esses problemas com a criação de modelos como o WOWvx. O aparelho dispensa o uso de óculos e permite a visualização em 3D a partir de diversos ângulos e posições. O segredo é simples: a colocação de uma lente especial sobre a tela da TV.
Essas incrementações, no entanto, não resolvem outro problema: a falta de material produzido em 3D. Apesar de o investimento dos estúdios ser alto no cinema, o mesmo não se observa entre as emissoras de TV, que precisam concordar em filmar e transmitir em 3D. O custo de tal mudança ainda é alto e pode fazer com que a tecnologia demore a chegar a sua sala.
segunda-feira, 9 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário